O rio Caeté encontra o Camará no mais recente trabalho da banda Arraial do Pavulagem. Com selo da Na Music, o novo disco do grupo navega pela imensidão cultural do Pará e traz as influências das regiões do Salgado e do Marajó. Em “Caeté-Camará”, a parceria de Junior Soares e Ronaldo Silva fortalece os laços do Pavulagem com a cultura popular em composições que reverenciam a tradição dos folguedos e as festas de rua do norte brasileiro. Toadas de boi, banguês, carimbós, xotes, marabaixo e guitarrada imprimem a sonoridade do nono projeto fonográfico do Arraial do Pavulagem, grupo paraense com mais de 30 anos de carreira, que fez das ruas de Belém o seu mais importante palco.

SAIBA MAIS

OUÇA O DISCO “CAETÉ CAMARÁ”

o Salgado e o Marajó

Produzir um disco é uma imersão. Um mergulho profundo em nossa ancestralidade, em tudo aquilo que demarca a nossa trajetória como artistas do Norte, fazendo música brasileira na Amazônia.

Entre as correrias cotidianas, as viagens pela imensidão do nosso Estado, as memórias, os preparativos para os arrastões, nossas jornadas e desafios pessoais de trabalhar com arte, pensamos em um disco que reunisse nossa identidade, nossa cultura tão diversa e plural, mas, principalmente, nosso elo com a tradição, com a cultura popular. Porque, acima de tudo, nossa conexão é com os mestres, com a cultura que pulsa nos tambores, na delicadeza das toadas de boi, nos bailados e festejos, no palco das ruas da nossa terra, nos sotaques da nossa gente.

Ficamos dois meses no estúdio gravando de maneira frenética para construir um material com a qualidade e o carinho que a nossa história e o público merecem.

As composições são assinadas pelo Junior Soares e pelo Ronaldo Silva, parceiros, amigos, mestres do cancioneiro popular que o Brasil ainda precisa ouvir com o carinho e o esmero necessários.

Esse disco é um pouco de quem somos: artistas que estão há 30 anos falando sobre uma temática que, pra muita gente, ainda pode soar ultrapassada. Mas nós trabalhamos com um pé na tradição, a consciência no presente e a perspectiva do futuro. Nossas músicas ecoam a sonoridade dessa ligação, dessa mistura única inspirada nos folguedos populares do norte brasileiro.

“Caeté-Camará” é o encontro de duas regiões, o Salgado e o Marajó. Estão ali as canções que ecoam a musicalidade das nossas origens. E, como os rios, atravessam outros campos, navegam por influências de outros estados. Tem toada de boi, xote, banguê, guitarrada, marabaixo. Tem reverência à tradição e toques de modernidade. É a nossa celebração à cultura popular, ressignificada e reinventada entre os sons da rabeca e os acordes da guitarra.

Esse trabalho, lançado no mês de junho, é nosso presente de São João, a estrela azul que inspira nossa música e guarnece nossos festejos.

Ficha técnica do disco

Realização: Instituto Arraial do Pavulagem e Na Music
Apoio Cultural: Prefeitura de Belém (Fumbel), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Tó Teixeira.
Produção: Júnior Soares
Direção Musical: Júnior Soares
Arranjos para metais em Bumbarqueira, Balanceio e Curimbóia: Marcelo Fernandes
Participação especial Félix Robatto em: Cabelo Cacheado
Participação especial Luê em: Tempo, Pensamento Voa, Foliões Mensageiros, Boi Brinquedo, Bailarina da Água Doce, Giro da Saia
Gravado, mixado e masterizado por Assis Figueredo, no Estúdio APCE (Belém/PA)

Agradecimentos: Ewerton (Terraplena), Bragança, Cachoeira do Arari, Wena, Luciana, João Silva, Lummy, Silvan Galvão, Renato Rosas, Assis Figueiredo, Félix Robatto, Luê.

Banda Arraial do Pavulagem: Jr Soares (voz e violão), Ronaldo Silva (voz), Rubens Stanislaw (baixo), Marcelo Fernandes (guitarra), Franklin Furtado e Rafael Barros (percussão).

Assista o videoclipe da música “Boi Brinquedo”

“Boi Brinquedo” é uma reverência ao ícone mais importante dos arrastões do Pavulagem. A canção anuncia os preparativos dos brincantes para construir os festejos. Com letra de Ronaldo Silva e melodia de Junior Soares, “Boi Brinquedo” retrata os mais de 30 anos de trabalho do Pavulagem com o folguedo popular. Esse ambiente simbólico tece todo o imaginário da canção e transporta o ouvinte para o universo onírico encontrado no mais novo videoclipe do Arraial do Pavulagem. O clipe foi gravado no espaço onde tudo começou: o Teatro Waldemar Henrique, lugar de memória afetiva do grupo e que serviu novamente de cenário para enfeitar a estrela maior dessa brincadeira: o boi azul.

FICHA TÉCNICA

Direção: Junior Braga
Direção de Fotografia: André Mardock
Produção: Moana Mendes e Thais Tocantis
Montagem: Diego Carvalho
Câmera: Alesson Barros e André Mardock
Maquinista: Luciano Mourão
Iluminação: José Igreja e Alesson Barros
Eletricista: Almir Costa e Haroldo Sousa
Motorista: Marco Borges

“BOI BRINQUEDO”

Autores: Junior Soares e Ronaldo Silva
Banda Arraial do Pavulagem: Junior Soares, Ronaldo Silva, Marcelo Fernandes, Rubens Stanislaw, Rafael Barros e Franklin Furtado.
Participação especial: Luê
Figuração: Heloísa Fernando Brabo de Assis, Felipe Loureiro Monteiro, Eduardo Souza, Verena Nayane Medeiros de Carvalho, Alice Sá Mardock
Agradecimentos: Teatro Waldemar Henrique, José Igreja, Roterdan Marinho, Nelma Freire