sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Início >> Notícias >> Oficina de pandeiro brasileiro promove intercâmbio cultural com o Pavulagem

Oficina de pandeiro brasileiro promove intercâmbio cultural com o Pavulagem

Fundado há oito anos pelo percussionista carioca Tadeu Campany, o Rio Pandeiro é um dos principais blocos de carnaval do Rio de Janeiro. Durante a semana do Círio, 70 integrantes do Rio Pandeiro farão um Intercâmbio Cultural em Belém. Como parte da programação, de 2 a 5 de outubro, das 18h às 19h, Tadeu Campany realiza oficina de pandeiro brasileiro na sede do Pavulagem. Para participar da aula, não é preciso ter pandeiro nem conhecimento prévio do instrumento. O investimento é de R$ 50,00 para participantes externos e de R$ 25 para integrantes do Batalhão da Estrela. A pré-inscrição deve ser feita pelo link > https://goo.gl/vbg8Qq.

Em outra atividade do Intercâmbio, os alunos do Rio Pandeiro terão aulas de percussão paraense e participarão dos ensaios do Arraial do Pavulagem. Além da experiência única de tocar com o Batalhão do Estrela no Arrastão do Círio, os integrantes da bateria do Rio Pandeiro terão a oportunidade de sentir a emoção em ver o Círio de Nazaré e a Trasladação, além de conhecer a cidade, sua arquitetura, cultura e gastronomia.

Rio Pandeiro

O Rio Pandeiro valoriza os ritmos regionais da cultura popular brasileira. O repertório é variado e os alunos tocam samba, partido alto, maracatu, ciranda, congada, xote, baião, forró, côco, jongo, carimbó e muitos outros ritmos. Além do pandeiro, os integrantes aprendem diversos instrumentos de percussão, como tamborim, caixa, surdo, chocalho, marabaixo, agogô, curimbó e alfaia. As oficinas acontecem o ano inteiro em três locais diferentes do Rio de Janeiro e os 200 alunos do curso formam a bateria do bloco durante o carnaval do Rio.

Sobre o ministrante da oficina

A oficina em Belém é ministrada por Tadeu Campany, percussionista, cantor, compositor e produtor musical carioca. É o idealizador, professor e diretor musical do Rio Pandeiro.

Natural do Rio de Janeiro, Tadeu Campany iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Niterói, onde começou a carreira de percussionista. O seu trabalho é estruturado através da frequente pesquisa das tradições populares no Brasil onde o pandeiro e os tambores têm papel fundamental e são protagonistas.

Tadeu Campany já dividiu palcos, estúdios e gravações com grandes nomes da música brasileira, como: Danilo Caymmi, Nelson Sargento, Velha Guarda da Portela, Ivo Meireles, Sandra de Sá, Alice Caymmi, Pepeu Gomes, Carlos Malta, Pedro Luis, Walter Alfaiate, Marcos Suzano, Robertinho Silva, Peninha, Guto Goffi, João de Aquino, Wilson das Neves, Pinduca, entre outros. Atualmente, Tadeu faz parte da banda Aymoréco, do ator e cantor Chay Suede.

A sede do Pavulagem fica na Boulevard Castilhos 738, ao lado do Point do Açaí.

Translate »